terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quando se ama, ceder é sinal de lucidez!



Chegamos a mais um momento esplendoroso de nossa fé. Mais um importante sinal que nos faz renovar a nossa alegria de sermos católicos.
O Santo Padre, o Papa Bento XVI evidencia o seu testemunho de amor pela Igreja, quando, no auge de sua vida, apresenta ao mundo a sua renúncia junto ao ministério de São Pedro. O seu pontificado chega ao fim.
No Ano da Fé, o sucessor de Pedro nos apresenta o gesto mais veemente de que vale a pena ser cristão. Renunciar também rima com anunciar. Grande gesto para o nosso coração que teima muitas vezes em viver de apegos. Amor à Igreja também se traduz assim. Foi Jesus quem viveu intensamente o sentido do desapego. Essa é a fé dos Católicos. Certamente uma atitude lúcida e corajosa! Foi Jesus quem disse: “renuncie a si mesmo e siga-me” (Lc 9,23).
Em quase oito anos de pontificado, Bento XVI mostrou à Igreja que é realmente um homem de diálogo. Grande teólogo, um verdadeiro intelectual da era moderna, o Santo Padre foi autor de 3 importantes Encíclicas e de livros valiosíssimos acerca da vida de Jesus. Soube se relacionar até mesmo com os avanços da tecnologia, onde recentemente aderiu as redes sociais no mundo da internet. Soube dialogar também com outras religiões e com todo o mundo.
Bento XVI deixa um grande legado à Igreja. Foi o Papa mais velho a ser eleito nestes últimos 300 anos. Talvez isto legitime o seu pedido de renúncia, pois se encontra cansado, sob o peso da idade, marcado por algumas fragilidades físicas como reumatismo e artrite. Certamente o seu grande desafio foi suceder o até hoje querido e saudoso Papa João Paulo II.
Assim como Bento XVI, também renunciaram o ministério petrino os papas: Bento IX (1045), São Celestino V (1294) e Gregório XII (1415). O Papa não é eterno. Jesus, que era insubstituível, pediu a Pedro que cuidasse do seu rebanho. Bento XVI faz o mesmo: pede a Deus que envie um novo operário para a messe (Mt 9,36).
Grande exemplo nos deixa o Santo Padre. Quantos líderes de igrejas (da nossa também) e de outras instituições não querem abrir mão do poder? Ceder ao novo é sim uma íntegra e verdadeira manifestação de humildade e desprendimento. O Papa cedeu. Aprendamos com ele! Uma coisa é o líder, outra é o servo. Bento XVI continua servindo a Igreja com tamanho exemplo para o mundo hodierno. Eis a beleza de ser católico! Exemplo de coragem e de verdadeira lucidez!
Sentimos muito diante desta surpresa imensurável. Isto ocorre pelo valioso motivo de amor para com o Papa. Ele, mesmo renunciando, também manifesta o seu amor a Deus e à Igreja.
No início de mais um tempo quaresmal, unamo-nos em oração, a fim de que o novo pontífice encontre os meios necessários para o seu pastoreio, diante das constantes novidades do mundo, com seus avanços e desafios, mas sempre na certeza de que “é feliz quem a Deus se confia” (Sl 1).

14 comentários:

Anônimo disse...

Quantas palavras lindas Padre Aureliano. Que homem iluminado, que homem de Deus és tu. Sacerdote para sempre, desde o ventre da tua mãe até a eternidade. Seja feliz. Nossa alegria é ve-lo padre. PARABÉNS

Evelyne Barbosa disse...

Padre já pensou em escrever um livro? Um não, uma coleção. O senhor não tem idéia de como esse seu blog muito me alegra. Todos os dias venho aqui pra ver se o senhor tem postado algo, apesar de Daniela avisar no facebook eu venho mesmo pra ler as coisas antigas. O senhor deveria criar um cantinho onde pudéssemos fazer perguntas, ajudariamos bastante. Tenha um bom feriado.

Anônimo disse...

Nunca vi tantas palavras bonitas sair da boca de um padre conhecido. O senhor é nossa luz, o senhor é nosso guia. Parabéns. Que Deus te conseve assim.

Anônimo disse...

Padre, o papa é a autorizade máxima da maior empresa do mundo. Como ele foi corajoso renuciar o cargo. Muita humildade e sabedoria da parte dele. Rezemos por ele.

Ana Cláudia Araújo disse...

Meu padre preferido, e preferido de muitos aqui. É com muita alegria e orgulho que leio seu blog, suas palavras ditas diretamente do coração, sao para nós católicos um consolo e conforto, pois ate agora eu não entendia porque o papa fez isso, mas Deus para tudo tem uma explicação. Padre sua benção.

Anônimo disse...

Padre Aureliano essa noticia caiu como uma bomba nos nossos pés, parecia brincadeira de primeiro de abril. Mas Infelismente é verdade. Infelismente porque é um grande homem, mas ele foi grande mesmo ao renunciar, pois reconheceu que nao pode atrapalhar a igreja com sua doenças e limitações, e por amar tanto essa igreja, ele deixou o cargo pra que outro com mais vigor e plenitude fisica continue seu trabalho. E quanto ao senhor, é um presente para nós ler essas coisas que o senhor poe aqui. Continue assim, informando-nos educando-nos e abençoando-nos com suas mais belas e inteligentes palavras. Forte Abraço, Amigo.

João Nunes disse...

Padre Aureliano, essa noticia caiu como uma bomba nos nossos pés. Mas com muita humildade, ele reconheceu que nao pode atrapalhar a igreja com sua doenças e limitações físicas, e resolveu deixar o trono, dando a vez para um outro mais jovem e com mais vigor possa dar continuidade ao seu trabalho. Quanto o senhor padre, é muito bom ter seu twiter aqui, com ele aumentamos nosso conmhecimento de igreja e fortalecemos nossa fé. Obrigado padre. Sua Benção.

Fátima disse...

Padre Aureliano de Sousa Gondim, como me envaidece ler suas publicações! Como me envaidece te ver na televisão, te ver celebrando missas e conduzindo a procissão de Nossa Senhora das Candeias! Que momento lindo aquele! Que seja a primeira de muitas muitas e muitas procissões que o senhor conduz. Muito feliz em ver um filho de uma amiga que eu segurei no colo, hj absolvendo meus pecados, sendo meu pastor. Meu bom Pastor!Sua Benção PADRE!

Anônimo disse...

Padre, quanta coragem desse nosso líder né ? Agora so nos resta rezar para que seu sussessor seja tão bom quanto ele e Joao Paulo II foi.

Anônimo disse...

Padre Aureliano, sempre abrindo nossas mentes, sempre nos dando uma luz. Eu AINDA não tinha entendido o porque da renuncia do papa, mas suas palavras me convenceram mais que a televisao. Sua benção.

Anônimo disse...

Padre, parabéns pelo blog é um instrumento muito iportante para nós. Não nos deixe nunca. Tê lo como padre é um presente e maior ainda, por estar tão pertinho. Deus abençõe o seu mistério.

Anônimo disse...

Padre,sua benção?!
Parabêns pelo blog!!!
Como está ai nos comentários acima,o Senhor está fazendo uma grande diferença;Ajudando-nos a entender e a ser pessoas melhores.Essa sua forma de dividir seus conhecimentos,que não são poucos,é o que mais nos fascina.Que Deus te conserve assim,sempre muito humilde e atencioso,que Nossa Senhora te livre de todos os maus!!

Anônimo disse...

Padre quanta satisfação em ler suas coisas...Deus te conserve assim.

Anônimo disse...

COMO É BOM TER ALGUÉM ASSIM COMO O SENHOR, QUE AJUDA A ENTENDER TANTAS COISAS, QUE TORNA MAIS SIMPLES AS PALAVRAS. É SEMPRE MUITO BOM LER SUAS PUBLICAÇÕES. COMO ELAS AJUDAM A ESCLARECER DÚVIDAS.
OBRIGADA!
E REZEMOS PELO NOSSO QUERIDO PAPA SE SE VAI E PELO QUE VEM CONTINUAR A MISSÃO DA IGREJA...QUE O ESPÍRITO SANTO ILUMINE E GUIE A TODOS.