terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável.



Novamente deparamo-nos com um tempo favorável à reflexão acerca de nossas vidas. Estamos iniciando o tempo quaresmal. A palavra Quaresma vem do latim ”quadragésima”. Seria como se disséssemos que estamos agora num período de quarentena. É tempo de observação. Na verdade, uma auto-observação. À luz da palavra de Deus, mediante os ensinamentos da Igreja, paulatinamente vamos recorrendo à graça de Deus que nos convida a mudar de vida.
O número 40 na Bíblia é altamente simbólico: nos lembra o povo hebreu pelo deserto a caminho da terra prometida. Moisés também passou 40 dias no monte Sinai. O profeta Elias caminhou 40 dias até chegar à montanha do Senhor. O mais célebre dentre estes exemplos é o tempo de Jesus no deserto: 40 dias jejuando, preparando-se para a sua importante missão.
A fim de que possamos desfrutar de uma real e consistente mudança em nossas vidas, faz-se necessária atitudes de penitência interior. A Igreja nos apresenta três importantes modalidades para este proveitoso exercício quaresmal. São eles: o jejum, a oração e a esmola. Atitudes que nos disciplinam e nos auxiliam numa importante relação conosco, com Deus e com os irmãos. Como nos ensina São Pedro Crisólogo: "a oração chama, o jejum intercede e a misericórdia recebe". 
A prática ascética de atitudes que nos asseguram uma espiritualidade condizente com este tempo de quaresma nos faz repetir o mesmo propósito de vida do penitente que Jesus faz referência no evangelho: “Meu Deus, tem piedade mim que sou pecador” (Lc 18,13).
Estes dias de quaresma nos favorecem também a uma valiosa prática do jejum como oportunidade para encontrarmos o sentido autêntico da renúncia em nossas vidas. Abdicar de situações e comportamentos de vida, para alcançar o verdadeiro valor que nos qualifica perante Deus e os irmãos.
Outros importantes valores a serem assumidos no transcorrer destes dias quaresmais são: a intensificação da prática da caridade e também a reconciliação com Deus, por meio do sacramento da confissão.
Para que este desejo de mudar de vida se cumpra diante de valiosas propostas para a purificação de nosso interior, a palavra de Deus nos auxilia e nos compromete de maneira bastante intensa. É o que podemos sentir com os textos bíblicos para esta quarta-feira de cinzas de 2013.
Fomentando em nós uma séria reflexão sobre o arrependimento que as nossas faltas nos devem levar a encontrar, o profeta Joel, na primeira leitura, alerta-nos: “rasgai o vosso coração e não as vossas vestes” (Jl 2,12-18). O salmista nos convoca a elevar a Deus uma prece: “criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido” (Sl 50,12). São Paulo, voltando-se à comunidade de Corínto, diz: “reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável” (2Cor  5,20-6,2).
Tal desejo de conversão deve estar contido em nosso íntimo sempre. A nossa consciência nos leva a observância constante, a fim de alcançarmos o resultado tão almejado, como nos diz Jesus no evangelho: “o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa” (Mt 6,1-6.16-18).
Outro importante quesito neste itinerário quaresmal é a proposta de reflexão junto à Campanha da Fraternidade que este ano se volta aos jovens. “Fraternidade e Juventude” é o tema da Campanha para a quaresma em 2013. O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: “Eis-me aqui! Envia-me”.
Diante do impacto da mudança de época, com a substituição do papel exercido pelos pais e pela escola pelos meios de comunicação de massa, o surgimento e influência da cultura midiática, a desigualdade entre os jovens, entre outros fatores, cabe a nós, Igreja, refletirmos a este respeito, primando pela qualidade do futuro de nossos jovens e as suas relações significativas com Deus. A realização da referida campanha acontecerá de 13 de fevereiro a 24 de março de 2013. 
No intuito de aproveitarmos cada momento desta “quarentena” espiritual, este itinerário de fé e oração, devemos manter viva em nós as sábias palavras do nosso querido Papa Bento XVI, quando em sua primeira encíclica apostólica (Deus Caritas Est), assim expressou-se: “ser cristãos não é recorrer meramente a uma decisão ética ou a uma grande ideia de vida. Não é alcançar uma prática de uma moral elevada. Ser cristão é viver a experiência de um encontro verdadeiro com uma pessoa: Jesus Cristo, nosso Senhor. Uma pessoa que dá à vida um novo horizonte e uma orientação mais que decisiva ao nosso viver"
Acerca do nosso Papa, dediquemos nossa oração a ele e à nossa Igreja. Novos desafios se descortinam para o futuro de nossa Igreja. Rezemos!
Uma proveitosa Quaresma a todos! Este é o meu desejo!


8 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Padre, quanta alegria em ler esse seu blog! Como o senhor é querido! Parabéns por tudo. Parabéns pelo seu sacerdócio.

Anônimo disse...

Ai meu Deus como é bom ver o senhor evangelizando. ABENÇOADO DE DEUS!

Anônimo disse...

Padre, boa tarde! Feliz de nós que temos esse blog para ampliar nossa fé, e adimira-lo mais ainda com padre. Quantos elogios o senhor tem recebido, se recebeu é por que faz por merecer, né ? Deus o conserve assim, dedicado e atencioso. seja sempre assim.

Marlene disse...

Belíssimas palavras inspiradoras e sensíveis. Quero pedir licença e dá-lhe uma dica. Devia o senhor ter uma página pra gente fazer perguntas e o senhor responder. Seria uma espécie de troca de informações. Iria nos ajudar bastante, pois são muitas nossas dúvidas sobre nossa igreja. Más mesmo assim, parabéns.

Anônimo disse...

Oi padre Aureliano, Deus continue abençoando sua vocação, seu sacerdócio, sua vida. O senhor merece. O senhor ainda vai ser o líder dos romeiros, pelo seu carisma e atenção com eles. A matriz é a sua cara, tem tudo a ver com o senhor. Parabéns continue assim.

Francisco Antonio disse...

Para quem lhe conhece desde pequeno, não é novidade todas essas postagens (falo dos elogios) meu caríssimo Padre Aureliano! Só confirma o que a gente já sabia, seu caminho é esse, sua vida é essa, esse é o Nosso Aureliano do Novo Juazeiro (cria do Pe José), mas hj é o Pe Aureliano da basílica menor. Quanta honra, quanto destaque dentre os outros padres, mas você merece!

Cibele disse...

Padre Aureliano, como diz Padre Reginaldo Manzotti, evangelizar é preciso" é necessário. Vejo que o senhor atende a esse pedido muito bem. Ontem estive na sua missa do meio dia, me senti maravilhada, me senti tão leve. Tão bom está em lugares que nos faz bem. Sua missa foi uma benção pra mim. Que Jesus nosso pai eterno, continue te abençoando, que o senhor nunca se canse de evangelizar.

Anônimo disse...

É UMA GRANDE ALEGRIA PODER REFLETIR COM AS SUAS PALAVRAS...QUE ESSA QUARESMA SEJA PARA TODOS NÓS REALMENTE SINAL DE CONVERSÃO.
OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS.