quinta-feira, 11 de abril de 2013

A ênfase no Cristo



Acentuamos o CRISTO. Ele nos revela o Pai e nos prepara para acolhermos o Espírito Santo. Somos Cristãos, não somos Pentecostais. Acentuamos o VERBO ENCARNADO. Não está errado rezar ao Pai Eterno. Mas rezamos a Ele por que Jesus nos revelou a existência de Deus que é Pai. O caminho para chegarmos ao Pai é Jesus. Jesus mesmo disse: “Eu sou o caminho... ninguém vai ao Pai, senão por mim” (Jo 14,6). Da mesma forma, Jesus nos garantiu a certeza e a presença do Espírito Santo em nossas vidas: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22).

A questão não é que Jesus seja superior ao Pai ou mesmo ao Espírito Santo. Precisamos saber que somos CRISTOLÓGICOS. Esta palavra vem de Cristologia. Outra também apresenta a nós um forte sentido para a nossa catequese, para a nossa fé. Somos CRISTOCÊNTRICOS. Jesus no centro. Pois, somos cristãos. Só nos é possível ter a convicção de que o nosso Deus é comunidade por meio de Jesus. Ele nos apresentou todas as informações que tinham sido evidenciadas no Antigo Testamento, ao longo da história de nossa fé.

É muito válida esta reflexão agora, justamente na Páscoa, neste contexto que muito tem a nos ensinar para não nos perdermos da fé que abraçamos com o nosso batismo.

São as alegrias do ressuscitado que nos fazem encontrar o verdadeiro amor do nosso Deus. Não esqueçamos que o nosso Deus é UNO E TRINO. Um Deus em três pessoas. É tanto que iniciamos e terminamos a celebração dos sacramentos afirmando que estamos reunidos e unidos “EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO”. O nosso Deus é único. Acentuamos Jesus, pois a realidade da Santíssima Trindade nos chega por meio dele. Novamente é o Cristo no centro.

Isto fica muito claro na participação do sacramento do Batismo. Quando o sacerdote ou o diácono celebra o batismo, no momento exato, diz: FULANO, EU TE BATIZO EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Se você ouvir o padre dizer (sei que isto não vai acontecer), eu te batizo em nome de Deus, ou em nome de Jesus ou ainda em nome do Espírito Santo, saiba que este batismo não foi válido. Pois O BATISMO É EM NOME DA SANTÍSSIMA TRINDADE, QUE É PAI, E FILHO, E ESPÍRITO SANTO. Foi Jesus quem mandou batizar assim. Está no evangelho: “IDE POR TODO O MUNDO E BATIZAI A TODOS EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO”.

Estão vendo? Fomos e somos batizados em nome da Santíssima Trindade. Mas quem nos disse isso? Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele está no centro.

Confesso ser este assunto um pouco complicado. Mas quem disse que é fácil assumir a fé de forma consistente e verdadeira? Falta-nos catequese. Uma reflexão verdadeira, que nos permita rezar melhor, assumir com perspicácia a fé que temos, certamente dará à nossa consciência a tranquilidade de que necessitamos para sabermos louvar e viver a nossa fé juntos com os irmãos. É isto!

2 comentários:

Anônimo disse...

JÁ ESTAVA SENTINDO FALTA DAS SUAS REFLEXÕES PADRE AURELIANO. SUAS PALAVRAS SÃO CHEIAS DE LUZ E NOS AJUDAM A AMADURECER NOSSA FÉ.
DEUS O ILUMINE SEMPRE.

Claudeni disse...

suas mensagens além de nos ensinar,trazem conforto ao nosso coração,alimentam a nossa fé e nos fazem refletir o quanto tempos ainda para aprender...continue assim o nosso padre iluminado!!!que Deus o abençoe.