quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Quarta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum (Ano Par): “E Ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se” (Mc 1,29-39).

Jesus continua seu itinerário de fé e missão com os seus discípulos pescadores de homens. Com Tiago e João, vai à casa de Pedro e André, onde se encontrava a sogra de Pedro. Diz o evangelho que ela estava acamada com febre, até que Jesus a toma pela mão e ela não apenas fica boa, mas se coloca a servir aqueles que lá estavam com Jesus. Com este relato repleto de sentidos, percebamos que podemos até gozar de uma boa saúde. Contudo, QUANDO NOS ISOLAMOS DO CONVÍVIO DOS OUTROS, DEIXANDO DE SER SOLIDÁRIOS E PRESTATIVOS, CERTO CALOR INTERNO NOS ASSOLA, A PONTO DE NÃO CORRESPONDERMOS À ALTURA DO QUE DEUS ESPERARIA DE NÓS. É como se estivéssemos também com algum tipo de febre. Febre é sinal de inflamação no corpo. Por isso podemos também experimentar uma falta de coragem em nossa vida. Assim como o corpo reage, reagirá também a nossa consciência e o nosso coração se não estivermos correspondendo bem àquilo que Deus espera de nós. Jesus deixou a Sinagoga e foi até a casa de Pedro onde estava a sua sogra doente. Ele nos oferece o exemplo. Sai de uma situação de conforto, para ir ao encontro daquele que sofre. Façamos o mesmo! SEDENTÁRIOS ADQUIRIMOS DOENÇA. Por isso que a sogra de Pedro, ao se sentir curada, sai de si também. Saiamos do nosso comodismo. Aprendamos ainda com o jovem profeta Samuel (1ª leitura - 1Sm 3,1-10.19-20). Ouvia uma voz a lhe chamar. Não estava entendendo bem o que ouvia, mas sempre ia ao encontro do sacerdote Eli. Este servia como uma espécie de diretor espiritual em sua vida, que ia conduzindo os seus passos até compreender que voz era aquela. Quando ele teve discernimento, a fim de entender que era Deus a lhe chamar, não pensou duas vezes. Logo respondeu: “fala, Senhor! Teu servo escuta”. Vencendo toda febre e toda doença, coloquemo-nos à disposição de Deus, como Ele colocou o seu Filho Jesus à nossa disposição. Seja esta a nossa missão neste dia e sempre.

Nenhum comentário: