quinta-feira, 9 de março de 2017

QUARTA-FEIRA DA 2ª SEMANA DA QUARESMA: “Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo” (Mt 20,17-28).

É bom refletirmos a respeito da preciosa e, infelizmente, tão escassa virtude da humildade. Neste contexto quaresmal, a Palavra de Deus dá um grande destaque a este nobre sentimento que nos torna mais cristãos e mais dignos de abraçarmos a graça da filiação que Deus nos concede. SOMOS MAIS DE DEUS AO TEMPO QUE SOUBERMOS VIVER A GRAÇA DO DESPOJAMENTO E DA SIMPLICIDADE. SEM REGALIA OU PRESTÍGIO, ACOSTUMEMO-NOS A VIVER A SOBRIEDADE QUE NOS FAZ ALCANÇAR O CORAÇÃO DE DEUS. É por isto que a Quaresma é este tempo envolto a simplicidade e a discrição. Uma vida mais modesta e mais austera faz com que nos desprendamos das situações de superficialidade. Quem consegue manter-se firme na humildade e no desapego, quando as dificuldades surgirem, não irá se abalar. Saberá ter força e resistência para viver sempre mais voltado ao que é realmente necessário e essencial. A CRUZ DE CADA DIA NOS OFERECERÁ DISCERNIMENTO E EQUILÍBRIO PARA CHEGARMOS AO DESTINO MAIOR DO NOSSO VIVER, OU SEJA, A NOSSA SALVAÇÃO. Sejamos seduzidos pelo amor e pelas palavras de Jesus. Vençamos a tentação da hostilidade e da presunção. Hoje, no evangelho, os discípulos foram orientados a caminhar com Jesus em direção à Jerusalém. Estavam ouvindo sobre o que ocorreria com Jesus naquela cidade. Mas, enquanto Ele falava de sua morte e cruz, dois discípulos queriam saber o que poderiam ganhar pelo fato de serem membros daquele seleto grupo. A mãe deles se atreveu a pedir a Jesus para que seus filhos pudessem ter um lugar de destaque na glória dos céus. Diante desta atitude, é bom sempre lembrar que ESTAR AO LADO DE JESUS, REQUER TAMBÉM ESTAR COM ELE NA CRUZ. Assumir a vocação e a missão de ser de Jesus não é ter status, mas encontrar a consciência de que podemos também ser perseguidos e condenados como Ele foi (1ª leitura – Jr 18,18-20). Na pobreza e no desprendimento, estaremos nos apegando ao essencial e verdadeiro. Meditemos sobre estas coisas nestes dias de Quaresma, se realmente quisermos celebrar a Páscoa de Jesus em nossos corações! Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo seu Dom de escrever. Suas palavras são simples mais tocam os nossos corações.Deus te Abençoe e ilumine sempre o seu caminho.