sábado, 24 de fevereiro de 2018

2º DOMINGO DA QUARESMA (ANO B): ”Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!” (Mc 9,2-10).


Vamos agora alcançando a segunda semana de nosso itinerário espiritual rumo à Páscoa do Senhor. Hoje o evangelho narra para nós mais um forte relato que nos faz refletir sobre a conversão que nos é confiada por Deus cotidianamente e, de forma especial, durante estes dias quaresmais. Jesus convida três discípulos para subirem com Ele até o alto de uma montanha. E diante deles Jesus se transfigurou. Pedro, Tiago e João foram testemunhas de uma ocasião ímpar. E ao mudar a sua figura, Jesus ofereceu àqueles discípulos a oportunidade de terem acesso à sua glória de maneira plena e reconfortadora. Ali, Jesus estava antecipando, ainda que por um instante, a beleza do que nos será oferecida, um dia, no céu. Aquilo foi tão majestoso que suas roupas, como nos fala o evangelista Marcos, ficaram mais brancas do que qualquer brancura desta vida. É a pureza que Deus nos oferece e espera que nós queiramos abraçá-la. Pedro ficou tão maravilhado que não queria mais sair dali. “Mestre, é bom estarmos aqui!”, falou ele. Precisamos sentir este bem estar que Deus insiste em nos conceder. Mas não podemos estacionar aqui neste mundo, pois a limpidez desta vida sempre será perecível. Somente poderemos nos transfigurar de verdade, se nos entregarmos e nos confiarmos totalmente a Deus. Foi este o propósito de Abraão, quando acatou o que Deus havia lhe pedido, também no alto de uma montanha, como nos fala a primeira leitura (1ª leitura – Gn 22,1-2.9-13.15-18). Deus lhe pediu o seu único filho em sacrifício. Claro que Deus não deixou consumar aquela situação de morte, mas, porque nos ama, permitiu que Jesus, o seu próprio Filho, fosse a verdadeira expiação de nossos pecados (2ª leitura – Rm 8,31-34). conservEMOS aquela brancura que um dia nos foi entregue, a partir de nossas vestes batismais. Esta é a transfiguração que devemos ter como meta nesta Quaresma. Subamos ao monte maior de nossas vidas, confiantes de que Deus nos faz experimentar a mudança mais importante do nosso viver. São estas coisas que Deus deseja que escutemos a partir do seu imenso amor por nós! Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam

Nenhum comentário: