Observando
as redes vazias, depois de uma noite inteira de frustração, Jesus olha para os
seus discípulos e pede para se afastarem da margem do lago para assim LANÇAREM
AS REDES PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS. Compreendamos bem cada detalhe deste evangelho,
para que possamos criar um elo e uma identidade muito forte com Deus, uma vez
que somos hoje os seus discípulos. Será que as redes de nossa vida encontram-se
vazias? Será que uma vida de atitudes erradas não está nos deixando perdidos, a
ponto de não encontrarmos os peixes do amor, do serviço e da sensibilidade
necessários para “levarmos uma vida digna em Deus?” TALVEZ ESTEJAMOS TAMBÉM
PRECISANDO NOS AFASTAR DAS MARGENS QUE NOS DEIXARAM ACOMODADOS E
CONSEQUENTEMENTE INSATISFEITOS COM A CONSTANTE FALTA DO AMOR QUE ALIMENTA E
REVIGORA NOSSAS FORÇAS. Jesus pediu aos discípulos para se afastarem da margem.
O que precisamos afastar de nós, a fim de não termos nossas redes vazias? Jesus
também fez os discípulos entenderem que não poderiam mais ficar na mesmice. UMA
VIDA OBSTRUÍDA PELA ROTINA E PELA MESMICE PODE NOS DEIXAR ARROGANTES E
PRESUNÇOSOS, INCAPAZES DE NOS LANÇARMOS INTEIRAMENTE AOS DESAFIOS QUE NOS FARÃO
MELHORES AOS OLHOS DE DEUS. São Paulo nos provoca hoje a fazermos uma reflexão
se não estamos marcados pelos vícios da aparência e da mesquinhez que nos fazem
achar que os sucessos deste mundo já nos são suficientes e compensatórios (1ª leitura – 1Cor 3,18-23). O que
seria de Pedro se tivesse se negado a lançar as redes para águas mais profundas
como pediu Jesus, achando que, por ser ele um pescador veterano, já estaria
acostumado aos desafios das águas. É PRECISO OUSAR PARA ASSIM ATRAIRMOS OS
PEIXES ATÉ NÓS. AVANÇAR PARA AS ÁGUAS MAIS PROFUNDAS É DAR SENTIDO ÀS ÁGUAS QUE
UM DIA NOS BANHARAM NO BELO MOMENTO DO NOSSO BATISMO, PARA NÃO FICARMOS
ULTRAPASSADOS OU NOS SENTIRMOS DEIXADOS PARA TRÁS NA VASTIDÃO DA VIDA. Pedro,
mesmo teimoso, atendeu o apelo de Jesus. Observemos o que devemos mudar para
não mais vivermos com as redes vazias. UMA VIDA VAZIA NÃO É CULPA DE DEUS!
Padre Aureliano Gondim #GotasQueEdificam

Nenhum comentário:
Postar um comentário