Às
vezes somos como crianças birrentas. Não sabemos o que queremos. E por isso,
preferimos chamar a atenção dos outros com nossos alardes e questionamentos. É
sobre estas coisas que hoje a Palavra de Deus nos fala. Os famosos doutores da
lei criticavam João Batista porque vivia de maneira austera e desapegada. A
humildade era a marca principal da vida daquele que veio preparar os corações
das pessoas para que pudessem acolher Jesus. O mesmo fizeram com Jesus, porque
vivia participando de banquetes e porque multiplicava o pão, a fim de dizer que
a fartura começa sempre quando queremos fazer parte das coisas de Deus. E se
antes criticavam João Batista porque não comia, criticavam Jesus porque sempre
o encontravam nos banquetes regados a festa e alegria. ASSIM TAMBÉM SOMOS NÓS.
OSCILAMOS E NÃO NOS ACOSTUMAMOS COM A ALEGRIA DOS OUTROS. PREFERIMOS CRITICAR E
APONTAR O DEDO QUANDO ALGO NÃO SE ADEQUA À NOSSA VÃ FILOSOFIA. Diante destes
descompassos, Jesus compara aqueles homens com crianças que não sabiam o que
queriam para as suas vidas. Se há música alegre, preferiam viver lamentando.
Mas se o momento era de dor, se debruçavam diante das lamentações e dos falsos
questionamentos. E QUANTO A NÓS? O QUE QUEREMOS PARA AS NOSSAS VIDAS? O QUE
ESTAMOS FAZENDO PARA QUE POSSAMOS VIVER SEMPRE NO COMPASSO DA PALAVRA DE DEUS?
A VIDA TEM OS SEUS ALTOS E BAIXOS. PRECISAMOS APRENDER A NOS ADEQUAR A CADA
SITUAÇÃO NOVA, PARA QUE POSSAMOS PERCEBER OS DESÍGNIOS DE DEUS ACONTECENDO EM
NOSSO MEIO. Quem não se deixa guiar pela Palavra de Deus, infelizmente viverá
como uma criança mimada que se esperneia diante do equilíbrio e da sensatez dos
outros. E quem não se deixar envolver pelo verdadeiro amor-caridade que é o
próprio Deus, infelizmente não conseguirá colocar-se à disposição dos outros (1ª
leitura – 1Cor 12,31 – 13,1-13). Que assim aconteça conosco! Busquemos
maturidade e serenidade, para que não vivamos criticando por criticar os irmãos
de comunidade. É DESTA MANEIRA QUE ESTAREMOS VIVENDO NO COMPASSO E NO RITMO DO
QUE REALMENTE NOS ENCAMINHA PARA DEUS! Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam
Nenhum comentário:
Postar um comentário