sábado, 12 de dezembro de 2015

3º Domingo do Advento: “João anunciava ao povo a Boa nova” (Lc 3,10-18).

Neste seguimento em direção ao Natal do Senhor, os gestos e as atitudes proféticas de São João Batista continuam nos acompanhando. Aquele que preparou o caminho de Deus é reconhecido por Aquele que veio para nos preparar para vivermos no respeito e na dignidade. João Batista, como grande líder, soube proceder da forma mais autêntica para fazer com que o povo estivesse atento à vontade de Deus. Vontade esta que não deve ser resumida a orações e jaculatórias, mas também ao compromisso da fraternidade e da solidariedade, observando todos aqueles que necessitam de nossa atenção e compaixão. Esta é a garantia de que precisamos para nos movermos sempre na direção do verdadeiro sentido do Natal. São João Batista torna-se escola para a nossa vida. Antecipa o que já foi dito pelo próprio Jesus: “quem tiver duas túnicas... quem tiver comida... não tomeis à força, não façais falsas acusações etc”. ESTAR ATENTO ÀQUELES QUE VIVEM PRIVADOS DO BÁSICO EM SUAS VIDAS, É ESTAR DEFINITIVAMENTE ABERTO PARA ACOLHER A PRESENÇA DE DEUS QUE NASCE E RENASCE EM NOSSOS CORAÇÕES. Quem assim age, consegue ser uma pessoa mais alegre e feliz, pois sabe reconhecer que a verdadeira alegria se faz presente no coração daqueles que nos tornam mais próximos de Deus. Neste tempo do advento, estamos vivendo hoje o domingo da alegria. Alegria por estarmos nos aproximando do Natal. Alegria porque estamos evoluindo bem nesta caminhada de expectativa e de esperança. Comprometidos com esta causa de amor e fé, olhamos para São João Batista, não como um homem frustrado pela vida que abraçou, vivendo no deserto e se refugiando das coisas do mundo. Olhamos para este profeta e reconhecemos nele a alegria de Deus. Alguém que viveu com prazer a vontade de Deus. Deus nos torna alegres. Ele tira todo o desânimo do nosso coração (1ª leitura – Sf 3,14-18). Aprendamos com São Paulo. Mesmo preso, por causa do evangelho, convida todos a viverem na alegria do amor de Deus (2ª leitura – Fl 4,4-7). Que a alegria do evangelho nos transmita a grande vontade de vivermos sempre em busca da presença de Deus.

Nenhum comentário: