segunda-feira, 4 de junho de 2018

10º Domingo do Tempo Comum (Ano B): “Como Satanás pode expulsar a Satanás?” (Mc 3,20-35).


Onde há divisão não há espaço para Deus. No evangelho, Jesus é apontado como PRÍNCIPE DOS DEMÔNIOS, ao ponto d’Ele mesmo ficar chocado. Uma vida dividida é uma vida em constante desiquilíbrio. Como o povo diz: “viver acendendo uma vela ao santo e outra ao diabo”. Uma vida dividida é uma vida em cima do muro. Uma vida marcada pelo pecado. A palavra de Deus também diz: “ou quente ou frio, morno eu vomito”. E Jesus ainda alerta: “Seja o teu sim: SIM, o teu não: NÃO. O que passar disso vem do maligno”. Precisamos ter coerência na vida. É por isso que Jesus jamais poderia fazer o que fazia possuído pelo demônio. A palavra DEMÔNIO quer dizer: aquilo que DOMINA. E o nome DIABO: aquilo que divide. Deus jamais enviaria seu Filho para dividir. Jesus só multiplicou. E multiplicou para DISTRIBUIR. Em Deus não pode haver divisão. Se estivermos divididos, é sinal que o pecado achou uma brecha em nós. Mas Deus está sempre pronto a nos endireitar. A não ser que não queiramos. Ele respeita nossa decisão. Por isso Jesus nos fala da ausência de perdão quando se peca contra o Espírito Santo. O Espírito Santo é o autor do perdão. Se nego o perdão mediante o arrependimento, consequentemente estou negando que o Espírito Santo possa vir em meu auxílio. Eis porque Jesus fala que não há perdão para tal pecado. Abramos o nosso coração para deixarmos o mal, onde nos colocaram nossos pecados, a fim de voltarmos ao caminho do bem. O ser humano peca, mas Deus dialoga e apresenta a sua redenção (1ª leitura - Gn 3,915). Podemos até experimentar indícios de morte, mas Deus, que ressuscitou Jesus, quer ressuscitar-nos também (2ª leitura – 2Cor 4,13-18 – 5,1). Sustentados pelo Espírito do perdão, sem desanimarmos, deixemos o que é passageiro e busquemos o que é eterno e bom: Deus entre nós! Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam

Um comentário:

Unknown disse...

O Senhor cada dia escreve melhor sobre as coisas de Jesus. Parabéns.
Sinto muita falta do seu programa e do terço da misericórdia quando era com o senhor. Aprendi muito com seus ensinamentos. Deus o abençoe.