segunda-feira, 31 de agosto de 2020

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A): "Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo!” (Mt 18,15-20).

É difícil a convivência fraterna. Falamos inúmeras vezes sobre esta realidade como um grande dom de Deus. Mas, na prática, a história é bem diferente. Graças a Deus que uma das importantes faces da nossa fé chama-se ESPERANÇA. CONTINUAMOS ESPERANDO EM DEUS PARA QUE AS NOSSAS LIMITAÇÕES SEJAM SANADAS A PARTIR DO SEU IMENSO AMOR POR NÓS. Por isso precisamos vencer as barreiras da indiferença. E Jesus nos aponta os meios, conforme nos apresenta o evangelho deste domingo. DIANTE DOS ERROS E DOS CONFLITOS QUE A CONVIVÊNCIA PODE ACARRETAR EM MEIO À VIVÊNCIA DAS NOSSAS RELAÇÕES COM AS PESSOAS, SEJA NO ÂMBITO FAMILIAR, PROFISSIONAL E SOCIAL, JESUS NOS ACONSELHA A PRIMARMOS PELA EXPERIÊNCIA DA CORREÇÃO FRATERNA. É muito fácil e cômodo exercitamos a triste realidade da fofoca, do “disse-me-disse” e assim alimentarmos a insatisfação e a discórdia. Jesus espera que, como cristãos, façamos algo urgentemente pela busca constante do diálogo. ALGUÉM ERROU? DISCRETAMENTE, CONVERSE COM ESTA PESSOA. O DIÁLOGO SERVIRÁ COMO UM BÁLSAMO PARA TRANSMITIR SEGURANÇA E TRANQUILIDADE, DIANTE DAS EMOÇÕES MAIS ACIRRADAS QUE POSSA EXISTIR NAQUELE MOMENTO. Não nos acovardemos! Nutridos de esperança e confiantes na Palavra de Deus, façamos algo para dissipar toda ignorância e desajuste! É preciso agir, como ainda nos orienta o profeta Ezequiel (1ª leitura – Ez 33,7-9). O profeta nos alerta que sempre será uma obrigação fazermos algo em prol daquele que persiste em viver no erro. Este algo a ser feito, São Paulo diz aos romanos que é exatamente a prática do amor mútuo e sincero (2ª leitura – Rm 13,8-10). NÃO NOS SINTAMOS TRANQUILOS DIANTE DA ARROGÂNCIA E DA PREPOTÊNCIA QUE PAIRA NO MUNDO, SOBRETUDO QUANDO TAIS SENTIMENTOS TRAIÇOEIROS TOMAM CONTA DA NOSSA PRÓPRIA VIDA. Esta é a grande lição que recebemos hoje com a Palavra de Deus. Uma mensagem tão antiga, mas ao mesmo tempo atual e extremamente necessária. NUM MUNDO ONDE IMPERA O DESEJO DO SILÊNCIO E DA OMISSÃO, SAIBAMOS SER UMA VOZ QUE ECOA POR JUSTIÇA E POR MAIS FRATERNIDADE. Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam

Nenhum comentário: