segunda-feira, 31 de agosto de 2020

SÁBADO DA 22ª SEMANA DO TEMPO COMUM (ANO PAR): “O Filho do homem é Senhor também do sábado” (Lc 6,1-5).

Os discípulos estavam com fome e tinham que providenciar algo para comer. Mas era sábado. Os fariseus estavam lá para lhes censurar a todo momento. A LEI SERVE PARA APRESENTAR UMA ORDEM ÀS COISAS. Necessitamos de orientações que nos ajudem a viver de forma equilibrada. A lei do “pode ou não pode” será sempre um empecilho. Era o que fazia aquele povo na espreita de Jesus e de seus discípulos. ANTES DE CONSAGRAR UM DIA A DEUS, É PRECISO CONSAGRAR A NOSSA DISPOSIÇÃO EM SERVI-LO A PARTIR DE UM COMPORTAMENTO MAIS DIGNO E HUMANO. Dedicar um dia da semana, tão somente pelo cumprimento de uma lei, visando uma ordem, um estatuto ou algo maior que possa reger as coisas não será uma atitude agradável a Deus. DEDIQUEMOS A NOSSA VIDA, O NOSSO SER, A NOSSA DISPOSIÇÃO EM CONSAGRAR O AMOR DE DEUS EM NÓS, ATRAVÉS DO CUMPRIMENTO DESTE AMOR PARA COM AS PESSOAS. Foi isso que faltou àqueles fariseus. É isso que pode faltar ainda a nós. A lei do sábado era uma coisa boa. Porém foi desvirtuada e má interpretada. Mas nós não somos mais desta lei. A nova lei é a lei do amor. Esta é a lei que deve reger as nossas ações e o nosso pensar. Jesus institui esta lei quando aceitou morrer por nós para aprofundar este mesmo amor no dom precioso da ressurreição. A partir de Jesus, o domingo é o dia consagrado a Deus. NÃO NOS PERCAMOS EM MEIO ÀS DISTRAÇÕES E DELETÉRIOS DE UMA VIDA APEGADA ÀS CIRCUNSTÂNCIAS REGRADA A LEIS, COM SEUS PARÁGRAFOS E INSERÇÕES. QUANDO A VIDA SE BASEIA PELO AMOR, TUDO FLUI DE UMA FORMA MAIS SIMPLES. Quem vive na onda do “pode ou não pode”, cedo ou tarde se cansará e se decepcionará. Uma vida sem exageros e ostentações, marcada pelo compromisso do serviço a Deus e aos irmãos, torna-se uma vida mais sensata, austera e digna das graças de Deus. São Paulo hoje também chama a nossa atenção para estas coisas (1ª leitura – 1Cor 4,6-15). Eis o que hoje nos ensina a Palavra de Deus! Padre Aureliano Gondim. #GotasQueEdificam

Nenhum comentário: