terça-feira, 8 de setembro de 2020

SÁBADO DA 23ª SEMANA DO TEMPO COMUM (ANO PAR): “A boca fala do que o coração está cheio” (Lc 6,43-49).

 

Muitos pensam que está afirmação é apenas um ditado popular. Mas foi o próprio Jesus quem cunhou esta expressão. É fácil usar um palavreado bonito e contagiante. Palavras bonitas que expressam sentimentos que empolgam e convencem. Hoje existe gente especializada exatamente nisto. Falar bonito para convencer e conquistar. As grandes empresas capacitam uma série de seus funcionários para dominarem a palavra que convence e seduz. Isto garante lucro e status. Dá prestígio agir assim. Mas não apenas empresas. Infelizmente há igrejas e pastores também que vão nesta mesma vertente. A PALAVRA É IMPORTANTE, DESDE QUE SEJA O RESULTADO DE UMA VIDA DE ATITUDES. Jesus chama a atenção daqueles que falam bonito, mas não vivem em conformidade com o seu falar. Segundo Jesus, assemelham-se a uma casa bonita construída sem alicerce. ASSIM COMO A CASA ESTÁ CONDENADA POR FALTA DE SEGURANÇA, DISCURSOS PERSUASIVOS, FALATÓRIOS CHEIOS DE SENSACIONALISMO E SEDUÇÃO CONDENAM O AGIR DE QUEM FALA MUITO E POUCO DIZ. Por isso é sempre importante consultar o coração antes de externar alguma palavra. QUANDO SE USA O CORAÇÃO PARA COMUNICAR, AS PALAVRAS SERVEM APENAS PARA COMPLEMENTAR A MENSAGEM QUE JÁ HABITA NO PRÓPRIO CORAÇÃO. Por mais que falemos bonito, nunca esqueçamos que somos todos vulneráveis. Para que nossas palavras tenham respaldo e sentido, elas deverão estar sempre associadas à palavra maior que é o próprio Deus. A PALAVRA SE FEZ CARNE UM DIA, A FIM DE OFERECER CRÉDITO À NOSSA PALAVRA. E para que isto ocorra, ainda que seja difícil num primeiro momento, sintonizemos nossas ações com a vontade de Deus. São Paulo hoje nos diz que o cálice que Deus nos oferece, talvez seja de um sabor amargo, mas o efeito será doce ao coração. Outros cálices poderão ser oferecidos. Quem sabe até de um sabor mais doce e mais agradável. Mas o efeito certamente não se igualará jamais àquilo que Deus tem reservado a nós (1ª leitura – 1Cor 10,14-22). NÃO PERCAMOS CRÉDITO DIANTE DE DEUS. “Não existe árvore boa que dê frutos ruins”. Somos um fruto bom. Deixemos que Deus nos enxerte sempre mais. Abraços do Padre Aureliano. #GotasQueEdificam

Nenhum comentário: