Tendo Jesus como guia, não estaremos cegos. É por isso que a doutrina católica nos convida a vivermos sempre uma fé CRISTOCÊNTRICA, isto é, Jesus no centro. Por mais que tenhamos alguma admiração por alguém, este alguém é dotado de falhas e de erros, assim como nós. Se “endeusamos” certas pessoas, é possível que chegue um momento em que tais pessoas nos causem estranheza e decepção. QUANDO NOSSO FOCO É ALGUÉM FALHO COMO NÓS, ACABAREMOS FICANDO TRISTES, FRUSTRADOS E DECEPCIONADOS. O OUTRO TAMBÉM É LIMITADO E CONTINGENTE. O profeta Jeremias também alertou o povo de sua época ao dizer: “maldito o homem que confia em outro homem” (Jr 17,5). Devemos gostar e reconhecer as virtudes e qualidades dos outros. Todavia, não esqueçamos que também são eles portadores de fragilidades e erros. Jesus ainda nos pede para sermos sensíveis aos erros alheios, como também sermos dignos de vigilância e caridade, para não explorarmos o outro, colocando-nos como modelo para tal situação. TIRAR A TRAVE DO NOSSO OLHAR, AJUDA-NOS A OLHAR COM A ALMA E NÃO PROVIDOS PELAS SITUAÇÕES QUE NOS SATISFAZEM E NOS CONDIZEM. Reconheçamos que somos necessitados do amor que é caridade entre nós. Sem a luz de Deus, pairamos nas trevas do erro, da soberba, da prepotência, da autossuficiência e da ganância. Em tais trevas, viveremos numa cegueira infindável e quase que interminável. Por isso Jesus pede para refletir se é possível alguém com tal postura tentar guiar outra pessoa que também é portadora das mesmas limitações e/ou inclinações. QUE NOSSOS OLHOS ESTEJAM ATENTOS À LUZ QUE A MISERICÓRDIA DE JESUS NOS PROPORCIONA ENXERGAR. Com esta luz, certamente admiraremos os outros, mas perceberemos que o nosso foco é sempre Jesus. Façamos desta lição que hoje recebemos, o nosso compromisso com o evangelho. Evangelizados, evangelizemos com o nosso carisma e com a nossa competência. Afinal, ai de nós se, a partir de nossas ações mais corriqueiras, não assumirmos o dever de evangelizar (1ª leitura – 1Cor 9,16-19.22-27). Em meio a este compromisso é que poderemos guiar os outros como quem sabe aonde caminha e para onde quer chegar. #GotasQueEdificam

Nenhum comentário:
Postar um comentário