segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Terça-feira da 34ª Semana do Tempo Comum (Ano Ímpar): “É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim” (Lc 21,5-11).

Vivendo a última semana do ano litúrgico, a liturgia da palavra desta terça-feira é um convite para pensarmos a respeito do nosso fim. Em nossas vidas temos um começo e fim. Apenas Deus é eterno. Infelizmente, por questões até mesmo culturais, temos receio de pensar sobre estas coisas. Entretanto, impelidos pela fé devemos sempre agir bem, para que o momento último de nossa vida não nos pegue de surpresa. Valho-me de um belo pensamento do nosso querido Padre Cícero Romão Batista. Este homem de Deus, certa vez disse: “TRABALHE COMO SE NUNCA FOSSE MORRER, REZE COMO SE FOSSE MORRER HOJE”. Sábias palavras que se adequam muito bem ao ensinamento que a Palavra de Deus hoje nos dirige. Enquanto muitos às vezes esquecem que o prazo de validade para a vida neste mundo pode estar chegando ao fim, seria interessante refletir a este respeito, para se ter mais saúde para o corpo e para a alma. AQUI, NESTE MUNDO, SEREMOS SEMPRE SERES DE FINITUDE. Esta certeza faltou ao rei Nabucodonosor (1ª leitura - Dn 2,31-45). O poder lhe subiu à cabeça, ao ponto de pensar que era um deus. Mas o profeta Daniel, ao interpretar um sonho do rei, soube alertá-lo para que compreendesse que ninguém neste mundo poderá ser insubstituível. Foi o que fez Jesus no evangelho de hoje. Enquanto muitos se admiravam pela beleza da arquitetura do templo, Jesus alertava quando afirmava que chegaria o dia em que não ficaria pedra sobre pedra. Observando estas coisas, antes que chegue o momento de não restar mais nada, é bom fazer um balanço sobre a nossa vida. Final de ano é tempo oportuno para isso. Mas não façamos este balanço, movidos pelo medo. Deus não nos causa pavor. Com simplicidade e humildade saberemos reverter os sinais de morte sempre com a consciência de que Deus nos fez para a vida, que começa aqui e termina no céu. As realidades deste mundo terão o seu final. Mas, o tempo de Deus nos servirá para sempre. É nisto que nos apegamos.

Nenhum comentário: